terça-feira, 29 de março de 2011

'Sum quod eris, fui quod es'

Trata-se de um epitáfio expresso por uma frase muito simples em que se joga com palavras do mesmo tipo gramatical.
Repare: sum - fui -eris são diferentes tempos do verbo esse (ser). Enunciar um verbo em latim é dizer as 1ª e 2ª pessoas do presente do indicativo, o infinito presente, a primeira pessoa do pretérito perfeito e o supino, que nem todos os verbos têm como é o caso do verbo 'esse'.
Depois deste esclarecimento vamos à frase. Sum - eu sou; eris - serás, futuro imperfeito, fui - pretérito perfeito, a 1ª pessoa - fui.
Restam-nos duas palavras também de tipo gramatical igual: quod, nominativo neutro do pronome           relativo qui - quae- quid ou quod, respectivamente masculino, feminino e neutro.
Passemos à tradução : sou o que serás, fui o que és.
Tal frase sugere-nos um problema muito importante - a educação, o testemunho de quem educa.
Cada minuto, hora ou dia que cada pai/mãe passarem com os seus filhos será mais tarde compensado com juros.
A sabedoria parental consiste em educar os filhos de tal modo que além de si mais alguém venha a gostar deles.
                                                                                                           Valete, caros leitores

Sem comentários:

Enviar um comentário