domingo, 13 de março de 2011

Justificação do título 'vitae sal amicitia'

Gostaria de apresentar aos meus caríssimos leitores a justificação da escolha do provérbio latino 'vitae sal amicitia' - a amizade é o sal da vida.
Conheço-o há dezenas de anos mas nunca me tinha preocupado com o seu autor. Agora procurei saber mas não consegui.
Os provérbios, ditados e adágios são o mais perfeito retrato de uma língua. Estudá-los é estudar a própria alma de um povo, quer expressos em prosa quer em verso. Se me é permitido, aconselho vivamente aos alunos de Latim que os estudem, se possível os confrontem com os que nós utilizamos na nossa língua. É que todos nós temos potencial para saber mais, ver mais, entender mais e para ter uma visão mais global da vida. A vida acontece um minuto de cada vez. Importa não desperdiçar tempo com coisas que não podemos mudar e, antes, concentrarmo-nos naquelas que podemos tornar melhores.
Se a nossa vida for selada e temperada pela amizade, sal da terra, não há poder que possa opor-se ao gozo dos momentos felizes.
O acesso às coisas que realmente valem a pena nem sempre é fácil, quer consideremos a aprendizagem, quer a saúde, o sucesso, a própria amizade.
O conjunto destas coisas são, no entanto, o melhor dos rendimentos que qualquer humano pode alcançar.

Sem comentários:

Enviar um comentário